De Brumadinho até as enchentes no RS: relembre as missões mais marcantes do cão Guapo

Herói de quatro patas, o labrador Guapo dedicou quase uma década ao Corpo de Bombeiros de Santa Maria. Foto: Alex Sandro Teixeira Brum (Arquivo pessoal)

Durante quase uma década de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros de Santa Maria, o cão Guapo participou de diversas missões em diferentes cantos do Brasil. Ao lado do 2° sargento Alex Sandro Teixeira Brum, seu parceiro de toda a vida, o carismático labrador chocolate atuou em operações de resgate em Brumadinho (MG), Petrópolis (RJ), no incêndio que atingiu a sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul e também durante as enchentes que atingiram o Estado em 2024. Treinado para localizar vítimas entre escombros e soterramentos, Guapo deixou um legado de comprometimento que marcou não só a corporação, mas também a comunidade santa-mariense. Pensando nisso, o Diário resolveu relembrar as principais missões em que Guapo atuou. Veja abaixo:

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Brumadinho

Registro da equipe no retorno a Santa Maria: Soldado Lago (a partir da esq.), tenente Ivan e sargento Brum, do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, e os cães Logan (à esq.) e Guapo, participaram das buscas.Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/Arquivo)



Em 2019, quando tinha 5 anos, Guapo participou de uma das maiores operações de resgate da história do país: as buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, onde uma barragem da mineradora Vale se rompeu. Acompanhado do também labrador Logan, com 3 anos na época, Guapo atuou por 20 dias ao lado de três bombeiros do 4º Batalhão de Santa Maria, incluindo seu condutor, o 2° sargento Alex Sandro Teixeira Brum.

A equipe embarcou para Minas Gerais cerca de 40 dias após o desastre. A rotina começava antes do amanhecer, por volta das 5h, com a preparação dos cães, equipamentos e do efetivo. Depois da chegada ao local da tragédia, as frentes de busca eram definidas. Por dia, eram cerca de 12 horas de trabalho, seguidas de higienização e descontaminação de todos, inclusive dos animais.

Segundo os bombeiros, Guapo e Logan foram essenciais na missão. Os cães conseguiram localizar corpos e segmentos humanos enterrados a mais de 3 metros de profundidade, superando o desempenho de tecnologias usadas no terreno. O trabalho foi tão eficaz que a equipe permaneceu em Brumadinho por mais tempo do que o previsto inicialmente.


Incêndio na SSP

Incêndio que atingiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre, em 2021.Foto: Rodrigo Ziebell

Guapo foi um dos cães do Corpo de Bombeiros de Santa Maria deslocados para atuar nas buscas por dois colegas desaparecidos nos escombros do prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre, em 2021. Ele participou das operações ao lado da cadela Molly, do soldado Estefânio, do sargento Brum e do soldado Machado.

Na ocasião, o objetivo era localizar os corpos do 1º tenente Deroci de Almeida da Costa, 46 anos, e do 2º sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, 51, que desapareceram enquanto combatiam o fogo no edifício. As equipes se revezavam para manter o ritmo das buscas, com ao menos cinco binômios atuando no local, além de 10 bombeiros da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS).

O trabalho era feito por turnos. Três binômios iniciavam a busca em uma área pré-definida e, quando os cães demonstravam sinais de cansaço, Guapo e Molly assumiam.

Os colegas foram encontrados no dia 22 de julho, após sete dias de buscas.

Após uma semana de trabalho em Porto Alegre, corporação retornou para casa.Foto: Pedro Piegas (Diário/Arquivo)


Petrópolis

Foto: Corpo de Bombeiros (Divulgação)

Em fevereiro de 2022, Guapo participou das buscas por desaparecidos em Petrópolis, no Rio de Janeiro, após as fortes chuvas e deslizamentos que devastaram a cidade serrana. A tragédia, que começou no dia 15 daquele mês, deixou 240 pessoas mortas e uma desaparecida.

Também integraram a missão o soldado Estefânio Guinazu Bernardes, com a cadela Molly, e dois binômios (dupla formada por um bombeiro e seu cão de busca e salvamento) da Capital. Eles se juntaram ao esforço nacional de buscas, que concentrava atenção em, pelo menos, 218 desaparecidos.

Durante os dias de operação, os cães do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul ajudaram a localizar ao menos 12 corpos. No segundo dia de trabalho em campo, em 21 de fevereiro, a equipe encontrou sete vítimas.

Foram 11 dias longe de casa, sendo quatro de viagem e pelo menos sete de atuação direta nas áreas atingidas. Guapo e os bombeiros de Santa Maria retornaram ao 4º Batalhão no dia 28 de fevereiro.

O 2° sargento Alex Sandro Teixeira Brum, com o cão Guapo, e o soldado Estefânio Guinazu Bernardes, com a cadela Molly (na foto, ao centro, de uniformes azul-marinho), junto dos binômios da Capital formados pelo 1º sargento Alexandre Furtado Silveira, com a cadela Guria, e o soldado Éderson Luis Lima Gomes, com o cão GeneralFoto: Corpo de Bombeiros (Divulgação)


Enchentes no RS

Ao lado de seu grande companheiro, o sargento Brum, no início de 2024.Foto: Arquivo pessoal

Ele também esteve ativo nas operações de resgate durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, sua última grande missão. Trabalhando em dupla com seu filho Sheik, os dois cães participaram de buscas fundamentais para localizar pessoas desaparecidas. Segundo Brum, enquanto Sheik realizava buscas, em algumas situações o próprio Guapo era acionado para atuar em áreas específicas.

Essa não foi a primeira vez que Guapo enfrentou missões desse tipo. No início de 2024, ele já havia ajudado nas buscas por desaparecidos em cidades como Teutônia, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza e Roca Sales.

Guapo (no meio) junto do colega Logan (à frente) e o filho Sheik (ao fundo)Foto: Arquivo pessoal


Outras missões marcantes

  • Gendarmeria Nacional Argentina: 2018
  • Operação Vale do Rio Taquari II: 2024

Condecorações e Reconhecimentos

  • Medalha da Defesa Civil do Estado do RS: 2019
  • Moção de Congratulação de Dilermando de Aguiar, Itaqui e São Pedro do Sul: 2019
  • Moção de Congratulação pela Câmara de Santa Maria: 2022
  • Moção de Congratulação pela Câmara de Santa Maria: 2024


Eterno herói

Em julho de 2024, após quase uma década de serviços dedicados ao Corpo de Bombeiros de Santa Maria, o cão Guapo foi oficialmente aposentado.  Durante uma cerimônia emocionante na Câmara de Vereadores de Santa Maria, Guapo recebeu uma Moção de Congratulação proposta pelo presidente do Legislativo, Manoel Badke. 

Aposentado das operações, passou a atuar em projetos de cinoterapia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), oferecendo conforto e apoio emocional a pacientes internados. Com a aposentadoria, Guapo ficou sob os cuidados em tempo integral do sargento Alex Brum. 

Guapo em 2019, aos 4 anos, trabalhando na cinoterapia.Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/Arquivo)


Na segunda-feira (28), Guapo perdeu a batalha para um câncer agressivo e encerrou uma trajetória de dedicação e heroísmo que marcou a história do 4º Batalhão de Bombeiros Militar e deixou um legado para futuras gerações, como seu filho Sheik, que já segue seus passos nas operações de busca e salvamento.


Guapo em registro feito pelo sargento BrumFoto: Arquivo pessoal


Despedida

velório de Guapo, herói do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, ocorreu na tarde de segunda-feira (28), na sede do quartel do Corpo de Bombeiros do município, onde o labrador atuou por quase uma década ao lado do tutor e parceiro sargento Brum.

Homem é esfaqueado após briga com vizinho no interior de Formigueiro Anterior

Homem é esfaqueado após briga com vizinho no interior de Formigueiro

Identificado pedestre que foi atropelado na noite de sábado em trecho da BR-287 em Santa Maria Próximo

Identificado pedestre que foi atropelado na noite de sábado em trecho da BR-287 em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI